Matéria de Utilidade Pública

Matéria publicada na Revista Coop Cooperativa de Consumo – Edição de Março de 2003.

Distribuição gratuita em todas as unidades da Coop no Estado de São Paulo.

SEÇÃO – GENTE QUE FAZ

TERAPIA DAS CORES

Por Adriana Moura

 As cores influenciam nosso estado físico e emocional. Por acreditar nisso, José Roberto Macedo decidiu ajudar as pessoas a ter acesso à cromoterapia. O tratamento alternativo, que normalmente é feito em clínicas particulares, é oferecido de graça pela Associação Espírita Raio de Luz, de Santo André. “Nosso objetivo é proporcionar ajuda aos que nos procuram, independentemente do credo ou religião. Queremos que as pessoas se sintam mais felizes”, afirma José Roberto.

Cada sessão consiste na exposição a luzes de cores indicadas para equilibrar os aspectos mentais, emocionais, espirituais e físicos. Os 200 voluntários que trabalham na Casa utilizam a energia das cores, direcionadas por cristais de diversos formatos. Pelo local passam mensalmente mais de 1.500 pessoas, que, depois de uma entrevista, começam a receber o tratamento. No final, respondem a um questionário sobre as mudanças que perceberam. “No levantamento, 75% das pessoas afirmam ter se sentido muito melhor”, informa o presidente, que não descarta, porém, a medicina convencional. “A cromoterapia é uma terapia complementar. Por isso os doentes são sempre orientados a não abandonar o tratamento médico” – destaca.

Mantida por contribuições de voluntários, a Associação Espírita Raio de Luz agora começa a desenvolver campanhas de arrecadação de alimentos não-perecíveis, para levar ajuda a creches e orfanatos de Santo André. “Estamos selecionando as instituições e faremos um rodízio das contribuições. São coisas simples que podem ajudar”, diz o presidente.

HOME